quarta-feira, setembro 27, 2006

Wikipedia


Quem acompanha este blog com frequência já deve ter reparado que sou fã da Wikipedia.
Na verdade sou fã do conceito/software/páginas Wiki, onde as páginas não são algo fixo e imutável, mas editadas constantemente pelos usuários.
Acrescenta-se a isto que eu fiquei curioso em acompanhar a evolução da página em português da Wikipedia. Sendo assim, após um comentário do André, do Garibada , resolvi criar um relógio para este blog, onde as postagens seriam assinadas no final, mostrando, ao invés de um relógio ou data, mas o número de artigos em português da Wikipedia até aquele momento.
Na primeira postagem, eram 173.495 artigos.
Hoje, passados 36 dias, a Wikipedia chegou a 185.331 artigos em português.
Foram 328,7 artigos criados em média, por dia.
Ou ainda, 13,69 artigos por hora.
Hey, eu já tinha avisado sobre a minha quedinha pela matemática.

Na postagem de hoje, além destes números todos, resolvi conferir a quantas anda a diferença entre a quantidade de artigos em português e espanhol na Wikipedia.
Desde a primeira vez que me atentei a isto, fiquei orgulhoso e satisfeito.

O placar do momento é o seguinte:

Artigos em português da Wikipedia: 185.331
Artigos em espanhol da Wikipedia: 156.179

Diferença atual: 29152 artigos

Editar um artigo lá na Wikipedia não é tão difícil.
Eu mesmo comecei a me aventurar por lá.
Vamos manter a língua portuguesa na dianteira?
---------------------------------------------------

Fred Neumann escreveu aos 185.331 artigos em português da Wikipedia

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu já li umas coisas por lá, mas me responda uma coisa: se qualquer um pode mexer, editar, acrescentar, como fica a veracidade dos fatos?????????? Sim, porque se qualquer um pode mexer, um maluco pode perfeitamente distorcer os fatos, rs*.... Como é isso, querido? Ajude-me a vencer minha ignorância, rs*

beijos

MM

Anônimo disse...

Olá, Fred!

O bom de lá é que tem sempre um caminho a mais...nunca nos damos por satisfeitos.
Ué, foi voce que me disse que não saba fazer poema?
Muito bons...gostei mesmo

Um abraço

Fred Neumann disse...

Querida Mônica,

A discussão é grande, mas resumindo-se: a Wikipedia faz cópias com frequência de todos os arquivos, e back-ups dos servidores. Além disso, faz cópias de versões antigas dos sites. E vândalos têm suas contas excluídas por um dos muitos administradores do site. É interessante ver os depoimentos de colaboradores que dizem " aprender" ainda mais com as colaborações de outros.Sentimos isto mesmo.

Oi, caro Sergio,

Não sei se fui eu quem falou que não sabe fazer poemas. Mas já que mencionou isto, eu só espero que meu poema de amanhã seja bem melhor que o de hoje.
No geral eles são assim: só acreditamos que ficaram bons quando alguém não íntimo os elogia.
hehe!

Abração a todos,

Fred