quarta-feira, janeiro 10, 2007

Estas bandas maravilhosas e seus nomes...humm!



* Parte integrante do Volume 14 das minhas colunas semanais, publicadas no Jornal Interação, de Araxá-MG


Parece inesgotável a capacidade que as bandas têm de achar nomes diferentes, bizarros, malucos, sem nexo, enfim, o importante é chamar a atenção de alguma forma. Senão perde a graça. Obviamente que me incluo no meio. Pois tentarei então trazer a esta coluna, de tempos em tempos, alguns dos nomes interessantes de bandas que continuam pipocando por aí.

O nome diferente que me chamou a atenção para escrever sobre isso na coluna desta semana foi o da banda “ Shitake Monkey”. Como sempre, “ tudo pelo sonoro”. Pois vejamos o significado do nome em português: “ macaco do shitake”, sendo shitake aquele tipo de cogumelo comido, com muito gosto, na culinária japonesa. Gostaria de saber de onde veio a inspiração. Quem sabe de um piquenique oriental que estavam fazendo, e o macaco deu um pulo da árvore e roubou o shitake?

Outro nome incrivelmente diferente é o da banda sueca de nome “ I´m From Barcelona”. Dá a sensação de que os integrantes da banda desejam fazer uma impossível integração geográfica entre Suécia e Espanha...foi o jeito que acharam.

Agora o nome de uma banda brasileira ( pelo menos enquanto não provam que são turcos). Segura aí: o nome da banda é “ A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia”. Adoro estas poucas bandas corajosas que escolhem nomes destes. E olha só o nome de uma das músicas: “ Mulher que vai à missa usa calça jeans em casa.” Dá vontade de escutar na hora só pela curiosidade.

Outros nomes que descobri recentemente: Au Revoir Simone ( em português, Adeus Simone);WC Masculino; Zé Cafofinho e Suas Correntes;Test Your Reflex ( em português, Teste Seu Reflexo).

E isso porque só estou falando de novas bandas. As mais famosas não ficam para trás: Os Beatles, ou Besouros do Ritmo; Radiohead, ou Cabeça de Rádio; Pearl Jam, ou Geléia de Pérola; Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii...

Parece que o mundo é pequeno para tanta inventividade. Eu pelo menos, dou a estes nomes sempre a melhor das boas-vindas.

-------------------------------------

Foto do macaco, do arquivo do Corriere della Sera
Foto do shitake, da empresa colombiana Agrotropical



10 comentários:

Anônimo disse...

Santa Criatividade!
mas esse povo tem é idéia pra criar esses nomes,rss, pior que aguçam a curiosidade e levam a pessoa a escutar o som, muitas vezes, ótimo!
Aqui gostamos muito de reggae e a banda Ponto de Equilíbrio é exemplo de boa música, ótimos músicos com composições próprias, vale conferir.
Linda noite,querido
beijosssssssssss

Leticia Gabian disse...

Às vezes, os nomes é que são maravilhosos ....mas,já as bandas....! Tenho um amigo, (daqueles que fazem o tipo 24 horas no ar, sempre pronto pra ação, sabe como é?) que não pode escutar falarem da tal "Calcinha Preta". Segundo ele, logo lhe vem uma ereção. Agora, vai escutar o som da dita?
Abração

Anônimo disse...

A DO SHITAKE EU SEI...
CHÁ DE COGUMELO PARA OS INTEGRANTES DA BANDA... DÁ NO QUE DEU!
Liris Letieres

Anônimo disse...

A que eu mais amo e que acho de uma inventividade absurda é o Biquini Cavadão, incrível não!!!

Beijo grande meu querido!

Anônimo disse...

Meu caro Fred,
"Tudo pela Sonoridade", não importando se os caras levam essa escolha às última consequências.
E, por falar em nomes,felizes os que vivem Araxá! Além de habitarem um nome poético ainda têm o direito a uma coluna sua.
Valeu, meu camarada!
um forte abraço.

Anônimo disse...

Macaco do shitake ninguém mereeeeece, rs*.....

Ué, moço, cadê as músicas? Tinha entendido [num comentário que vc deixou lá no canteiro] que vc havia postado as músicas que mais gostava.... Dãããã, acho que viajei!

beijos, dear e inté

MM

Marina disse...

É Fred, algumas estão por aí, rolando até hoje: Rolling Stones, Deep Purple, Nazareth, etc...

Mas eu me amarro em pensar nisso, sabia? Como se dá a escolha de nomes... acho isso bacana.

Beijos.

Kalinka disse...

Iniciou-se a contagem decrescente para o lançamento do livro:
«Que é o Amor?».
Colaborei com um texto da minha autoria , dedicado a todos que passaram na minha Vida e, que de alguma forma, deixaram momentos inesquecíveis: mas, principalmente a alguém muito especial que nasceu dia 7 de Fevereiro e que, por não pertencer ao Mundo dos vivos, guardo com muito Amor, na minha memória (minha Mãe).

Beijos e abraços.

Fred Neumann disse...

Oi, querida Márcia, também adoro reggae e vou procurar por essa banda então!
---------
Hahahaha, essa foi boa, Leticia! Basta ele escutar o som da "cu-ja" para a ereção sumir, hehehe!
---------
Oi, Liris, seja bem-vinda a este cantinho! Não duvido nada que tenha sido um chazinho destes...

---------
Hey, Ju querida, Biquini Cavadão " arrebenta"! E mesmo assim eles tocam sempre de roupa! Ai, ai, ai,hi, hi, hi...
---------
Oi, amigo Bosco, juro que eu também não ficaria nada insatisfeito se morasse em Fortaleza não, viu! Cidade linda, terra de um fera como você!
----------
Ahhh, caríssima MM, as músicas por coincidência foram na coluna retrasada, mas não publiquei no blog não, só no Jornal Interação.
Foram elas: " Crazy" do Gnarls Barkley, " Guerreiro" do brasileiro Curumin e " Ain´t Talkin´", uma nova beleza do eterno Bob Dylan, mais em forma do que nunca.
-----------
Hey, amiga Nikita, de Rolling Stones, ou Pedras Rolantes, eu sou fã de carteirinha! Foram os 3 melhores shows da minha vida! A energia do Mick Jagger até hoje é algo a ser estudado pela ciência!
------------
Oi, Kalinka, louvo a idéia que vocês tiveram, falar de amor sempre é bom contra os tempos de guerra, e ainda mais publicando blogueiros, né!
------------

Beijos e abraços quase no fim-de-semana,

Fred

Jéssica disse...

Oi, Fredinho, saudades...
Adoro música, não importa o nome, a banda, o cantor (a) sendo bom (boa)(pro meu gosto), adoto e ouço direto
Bom fim de semana. Beijos*.*